top of page

Guia completo: como calcular a quantidade de materiais da sua casa

Saiba como calcular corretamente a lista de material de construção para sua obra. Aprenda a calcular a quantidade necessária de materiais de construção


Realizar uma obra tem como principal desafio calcular a quantidade de materiais de construção que serão necessários para execução do projeto. Esse cálculo garante que você não compre materiais em excesso e também evita que falte material durante a obra e você tenha que parar o trabalho.


Para ajudar nesse processo, preparamos um guia com dicas importantes de como calcular a quantidade de materiais de construção necessária para a sua obra. Confira abaixo:


1. Invista em um projeto


O primeiro passo para calcular a quantidade de materiais de construção é ter em mãos um projeto, seja para reforma ou construção. Além de garantir mais segurança estrutural para sua obra, é nele que constam todas as medidas e detalhes técnicos para compra de materiais. Com o projeto também é possível ter uma noção de quais equipes e equipamentos serão necessários para sua execução. Por isso, vale a pena contratar um profissional de arquitetura.


Tendo a planta em mãos, é importante atentar-se às medidas. É preciso saber qual é a área total da obra, quais são as dimensões de cada cômodo, qual é a espessura das paredes, entre outras informações relevantes. Depois, faça uma lista de materiais necessários para a obra. Alguns itens que podem estar presentes nessa lista são: blocos, tijolos, cimento, areia, pedra, argamassa, vergalhões, telhas, madeiras, fios elétricos, tubos e conexões hidráulicas, entre outros.

2. Calcule a quantidade de materiais


Para calcular a quantidade de materiais de construção necessária para a obra, é preciso fazer alguns cálculos simples. Por exemplo, para calcular a quantidade de tijolos necessários para construir uma parede, é preciso dividir a área da parede pela área de um tijolo.


Por sua vez, a quantidade de cimento necessário para fazer uma laje, é preciso multiplicar a área da laje pela espessura desejada e pelo consumo médio de cimento por metro quadrado.


Já a compra de pisos é feita em metros quadrados, então, é necessário medir a altura e largura do seu cômodo. Depois, é só multiplicar a largura pelo comprimento e já dá para ter uma ideia da quantidade.


3. Adicione uma margem de segurança


Para não comprometer o orçamento disponível da obra, bem como sua execução, é importante adicionar uma margem de segurança no seu cálculo. Abaixo, listamos algumas situações que podem impactar no andamento da sua obra:

  • Problemas com o transporte dos materiais, como, por exemplo, quebra de cerâmicas e extravio de mercadorias;

  • Manuseio inadequado do material, fazendo com que ele perca a sua função;

  • Acondicionamento inadequado do material, podendo fazer com que não se possa mais utilizá-lo;

  • No caso dos pisos e revestimentos, temos a questão dos recortes para cantos, exigindo uma maior quantidade de materiais para compensar.

Na hora de calcular a quantidade de materiais de construção, é importante adicionar uma margem de segurança para evitar imprevistos. Essa margem pode variar de 5% a 10% a mais do que a quantidade calculada.


4. Vá às compras


Agora que você já sabe que calcular os materiais para a obra não é nenhum bicho de sete cabeças, é só ir às compras! Aqui na Constru-sol temos uma equipe especializada neste tipo de cálculo para te ajudar e oferecer todo suporte para seu arquiteto, além de contar com salas de atendimento 3D para você visualizar a escolha dos seus pisos e revestimentos em tempo real!


Encontre agora a maior variedade e qualidade do mercado. Acesse nossos departamentos e confira!

44 visualizações0 comentário
bottom of page